Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM


SCBH recebe quarto selo “Green Kitchen” de cozinhas sustentáveis

Publicado em: - Atualizado em: 04/02/2022 09:54:33

     

O maior hospital 100% SUS de Minas Gerais foi reconhecido, pelo quarto ano consecutivo, pelas práticas ambientalmente corretas na produção das mais de 9 mil refeições oferecidas todos os dias para os pacientes e seus acompanhantes. A renovação do Selo Verde Green Kitchen (Cozinha Verde) – conquistado pela primeira vez em 2018 – reafirma o compromisso da Santa Casa BH na adoção de medidas ambientais e adequações na cozinha. 

A conquista foi um trabalho conjunto entre as gerências de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Nutrição e Dietética (SND), para cumprir os requisitos do selo e propor iniciativas inovadoras e sustentáveis. A cada ano, novas medidas são incorporadas para oferecer refeições mais saudáveis e saborosas. Em 2021, a introdução das PANCs (Plantas Comestíveis Não Convencionais) e dos ovos caipiras foi o grande destaque que se somou às ações já implementadas, como a substituição de todos os temperos e condimentos artificiais (amaciante de carne e caldo de carne e de galinha) por temperos naturais, como salsão, salsinha, cebolinha, coentro, açafrão, alecrim e orégano, utilização de detergente biodegradável para a limpeza dos utensílios, readequação do fluxo para descarte do óleo da cozinha e dos resíduos não orgânicos e a seleção de produtos para a reciclagem.  

De acordo com a gerente do SND, Vanessa Ferreira, receber o selo é maravilhoso e desafiador: "Estamos muito felizes por saber que a nossa cozinha, os processos de produção dos alimentos e a limpeza atendem às especificações e são práticas ambientalmente corretas. Isso é resultado do esforço, trabalho e dedicação dos funcionários do SND que estão sempre em sintonia com a Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Destaco como um dos nossos diferenciais, também, a incorporação do azeite extra virgem nas preparações das guarnições que faz muito bem para a saúde dos nossos pacientes”.

Para o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da SCBH, José Daniel Gonçalves Júnior, a parceria com o SND tem dado muito certo: “Fomos o primeiro hospital mineiro a receber a certificação, em 2018, e essa renovação, pelo quarto ano consecutivo, comprova que estamos no caminho certo e alinhados aos quesitos de sustentabilidade. Essa parceria com o SND é de muito sucesso, e ainda vamos colher excelentes frutos''.

Os próximos passos serão a revitalização da infraestrutura do Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa BH e a implementação do projeto da horta sustentável com solário terapêutico para os pacientes. 

Sobre o selo 

Criado pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), o Selo Verde Green Kitchen é indicado para restaurantes que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes e sua região, levando em consideração aspectos sociais e ambientais. Os critérios de avaliação contemplam quesitos de ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade.