Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHIGAPCEM


Responsabilidade Ambiental

     

A Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (GMAS) do Grupo Santa Casa BH é responsável pelo desenvolvimento de projetos e ações voltadas para a minimização de impactos ambientais que causem ou possam causar danos ao meio ambiente. Mantém o gerenciamento funcional dos resíduos gerados na instituição, procedimento que contribui para o controle de infecção hospitalar e de acidentes ocupacionais, aprimorando as medidas de segurança e higiene.

Além disso, trabalha continuamente na consolidação da política dos 5 Rs: Recusar, Reduzir, Repensar, Reaproveitar e Reciclar. Todo o material que não pode ser reaproveitado é encaminhado para a reciclagem e os resultados dessa ação surpreendem a cada ano. No ano de 2018, foram reciclados cerca de 111 toneladas de resíduos gerados na instituição – foram arrecadados R$37.194,00 com a venda desses resíduos, caso não fossem reciclados a instituição teria que arcar com a despesa de R$ 26.580,00 para dar a destinação correta.

A GMAS também é responsável pela coordenação do programa “Consumo Consciente”, que tem por objetivo conscientizar os funcionários sobre a responsabilidade na utilização de recursos, conservação de equipamentos e zelo com as instalações da instituição.


                                                          


Ações desenvolvidas pela Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade do GSCBH visando à responsabilidade ambiental da instituição:

  • Capacitação e treinamento periódico sobre a importância do adequado gerenciamento de resíduos de serviço de saúde (PGRSS);
  • Auditorias internas e educativas visando o adequado descarte do resíduo gerado nos setores assistenciais;
  •  Licenciamento Ambiental;
  • Acompanhamento de poda e supressão das árvores;
  • Capacitação e formação de agentes e multiplicadores ambientais;
  • Realização de seminários e palestras socioambientais;
  • Campanhas de educação ambiental (redução da geração de resíduos, economia de água e energia, redução do consumo de copos descartáveis e de papel para impressão etc);
  • Projeto Hortas Urbanas – cultivando uma cidade mais saudável, com plantio de hortaliças para uso interno. (Certificado de boas práticas no Seminário Hospitais Saudáveis 2018)
  • Único ponto de recolhimento de película de raios-X de Minas Gerais, voltadas para o público interno e externo; (Colocado entre os 15 melhores do Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2018  no Seminário Hospitais Saudáveis)
  • Obtenção do Selo Verde Green Kitchen de Cozinhas Sustentáveis em reconheci­mento às boas práticas adotadas na produção de refeições através de medidas sustentáveis;
  • Estruturação um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para buscar futuras certificações ambientais;
  • Integração ao Projeto Hospitais Saudáveis que tem como objetivo transformar o setor da saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.

As ações desenvolvidas são ininterruptas e a Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade continuará empenhada na busca do equilíbrio sustentável para o GSCBH e para toda a sociedade.