Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP

Renegociação de dívida abre novos caminhos

13/08/2018

Um acordo histórico entre a Santa Casa BH (SCBH) e a Copasa foi firmado em 13 de agosto, na Provedoria da instituição: a dívida do hospital, de aproximadamente R$ 92 milhões, foi renegociada.  Com a resolução, o valor do déficit foi fixado em R$ 24 milhões, que serão quitados em 240 meses, sem juros, corrigido com 50% do menor índice oficial da inflação.

O diretor Financeiro da Copasa, Frederico Delfino, enalteceu o trabalho da diretoria do Grupo Santa Casa BH (GSCBH) e a importância da instituição para o estado. “Sabemos muito bem o trabalho que a Santa Casa BH presta para Minas Gerais. A negociação reforça a credibilidade do grupo que está à frente da gestão do hospital e o compromisso de manter a instituição em ordem para crescer cada dia mais”, destaca.

Segundo o diretor de Finanças, Recursos Humanos e Relações Institucionais do GSCBH, Gonçalo de Abreu Barbosa, o acordo com a Copasa traz novas perspectivas para a Santa Casa BH. “Era o último grande passivo. Isso melhora muito nossa credibilidade junto aos bancos, fornecedores e ao mercado internacional, no qual estamos prospectando empréstimos e doações. Podemos dizer que a Santa Casa hoje, do ponto de vista de credibilidade financeira, é uma instituição que avança muito com esse acordo”, comemora.

A renegociação também garante uma redução significativa da conta de água da Santa Casa BH, que passará a pagar tarifa social, gerando uma economia estimada de 60%. Antes da renegociação, os custos mensais de com água no hospital ficavam em torno de R$ 240 mil. Com a nova tarifa, o valor da conta deve cair para R$ 100 mil por mês.

Ainda de acordo com Gonçalo Barbosa, a aproximação com a companhia trará outros importantes benefícios. “Além do efeito positivo em nosso balanço financeiro, esse acordo possibilita aprofundarmos na campanha do Consumo Consciente. A Copasa vai nos ajudar com palestras e outras ações de conscientização. Desta forma, todo o Grupo Santa Casa BH irá economizar mais água, um dos bens mais valiosos do planeta”, destaca.