Santa Casa

Referência no atendimento especializado

02/09/2020

     

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Grupo Santa Casa BH é referência no atendimento médico especializado para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade oferece também atendimento assistencial multidisciplinar, com profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. É o único ambulatório 100% SUS certificado pela Norma Técnica ABNT ISO 9001:2015 em Minas Gerais, garantindo, assim, a segurança nos processos e a qualidade dos serviços prestados à população mineira. 

Com equipamentos e instalações modernas, a unidade atende a 31 especialidades médicas e realiza 17 tipos de exames e pequenas cirurgias ambulatoriais. Em 2019, foram feitas 206.825 consultas, 29.802 procedimentos e 764 cirurgias. Devido à epidemia do novo Coronavírus, os atendimentos foram reduzidos por prevenção e segurança. No entanto, o CEM continua atendendo os casos mais críticos, seguindo todos os protocolos de prevenção da COVID-19.

O Centro de Especialidade Médicas é habilitado também para duas linhas de cuidados específicas: Saúde Auditiva e Obesidade. A unidade se tornou referência no SUS em saúde auditiva em 2019 e recebeu autorização para colocar prótese externa nos pacientes. Já o trabalho do Ambulatório de Obesidade Clínica é referência estadual no acompanhamento pré-operatório e cirúrgico de casos de obesidade severa de acordo com os critérios estabelecidos pelo MS. O serviço conta com o suporte da equipe multidisciplinar, inclusive com a realização de cirurgias plásticas reparadoras.