Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Toque de alta gastronomia no Grupo Santa Casa BH

Feijão tropeiro saudável
A imagem que comida de hospital é sem sabor e pouco atrativa é algo que ficou no passado, ainda mais no Grupo Santa Casa BH. Extremamente preocupado com o bem-estar de pacientes e acompanhantes, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da instituição vem ganhando mais destaque e executando diversas ações e projetos para melhoria da alimentação. Agora, a equipe expande os horizontes com a chegada de um gastrólogo e o desenvolvimento da gastronomia hospitalar.

A gastronomia hospitalar une os conceitos gastronômicos às dietas prescritas para cada caso. Essa iniciativa resulta em uma melhoria da alimentação dos pacientes, pois, além de nutrir, proporciona uma experiência sensorial com aparência, aroma e paladar agradáveis, dando um aspecto de comida feita em casa e possibilitando um atendimento mais humanizado.

O gastrólogo Patrick Hunter é o responsável por auxiliar nesse processo de união entre gastronomia e nutrição hospitalar. O profissional - que possui vivência internacional e experiência como chef de cozinha em restaurantes renomados em Belo Horizonte – chegou para reforçar, ainda mais, o amor que a instituição tem com os pacientes. “O trabalho que fazemos aqui é para transmitir para quem está internado um pouco do conforto que ele tem em casa, o sabor da comida caseira, que a gente acredita ser parte importante na recuperação de cada um”, destaca Hunter.

Refeições para pacientes
Diariamente, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Grupo Santa Casa BH serve, em média, 8,3 mil refeições aos pacientes, diariamente. Os pratos são preparados de acordo com as indicações e restrições de dieta para cada grupo de pessoas internadas na Santa Casa BH, no Hospital São Lucas e no Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP).

No último ano, a equipe do SND inovou ao implementar o projeto para substituição de todos os condimentos artificiais (amaciante de carne e caldo de carne e de galinha) por temperos naturais como salsão, salsinha, cebolinha, coentro, açafrão, alecrim e orégano. Isso proporcionou em um ganho na qualidade e no sabor dos alimentos.

Receita de carinho
Para proporcionar momentos descontraídos aos pacientes e acompanhantes, o SND realiza, ao longo do ano, vários cardápios temáticos. Em junho, por exemplo, os deliciosos quitutes que fazem sucesso nas festas juninas marcaram presença nas refeições servidas nos hospitais. Mas, com adaptações para serem saudáveis.

Você também pode fazer algumas dessas receitas saborosas. Baixe o e-book “Sabor de casa”, desenvolvido com receitas selecionadas pela nutricionista Edna Paim e pelo gastrólogo Patrick Hunter, integrantes da equipe do SND do Grupo Santa Casa BH. O tema desta primeira edição é “festa junina”

Clique e baixe o e-book "Sabor de casa"