Projeto "Bem-estar do paciente"

14/08/2018

Reabilitar para a vida. Esse é o principal objetivo do projeto “Bem-estar do paciente” que está sendo implantado nas UTIs Adulto da Santa Casa BH para fortalecer ainda mais a interação da equipe multiprofissional da unidade com os pacientes e seus familiares. Idealizado pelo coordenador médico das UTIs Adulto, Dr. Cláudio Dornas, a iniciativa é um trabalho do curso do MBA em Gestão de Negócios, desenvolvido em parceria com o IBMEC.

Com o intuito de reforçar que o CTI é lugar de vida, são propostos 8 passos a serem adotados pela equipe: apresentação e informação, em que os funcionários orientam o paciente e a família sobre o tratamento e funcionamento da UTI; incentivo ao ambiente silencioso; mobilização precoce (estimulando medidas de mobilização compatíveis com o quadro clínico, promovendo fisioterapia motora, saídas do leito, cicloergometria e deambulação); analgesia sem sedação; alimentação adequada; interação familiar; entretenimento audiovisual (por meio de monitores de TV, fotos, revistas, livros e estímulo auditivo com músicas selecionadas pela família) e reabilitação da vida.

De acordo com o Dr. Cláudio Dornas, o projeto é importante por fortalecer o trabalho da equipe multidisciplinar e o relacionamento com o paciente e família: “valorizamos todas as fases da promoção da saúde. O bem-estar e o convívio com os familiares são essenciais para o tratamento das doenças graves e um caminho para a reabilitação dos pacientes, reinserindo-os na sociedade”, ressalta.