Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Projeto aproxima pacientes e familiares

29/05/2020

Este momento de pandemia tem feito a Santa Casa BH se reinventar e propor ações inovadoras e que colaboram para a humanização dos atendimentos. O “+ Carinho” é uma delas. Com a restrição da entrada de visitantes e acompanhantes no hospital, o desafio de colocar pacientes e familiares em contato motivou a criação do projeto, que entrega mensagens enviadas pela família num cartão e agenda videochamadas para matar as saudades. Desenvolvida pelo Serviço de Relacionamento com o Cliente do Grupo Santa Casa BH (SAC) – com apoio da equipe multidisciplinar – a iniciativa tem surpreendido, comprovando que não há distância que impeça as demonstrações de afeto e o quanto isso é importante para a recuperação de quem está internado.

De acordo com a coordenadora do SAC, Gleiciane Morais de Lima, o intuito do projeto é fazer com que o paciente se sinta próximo de quem ama. “Neste momento em que precisamos de distância para cuidar uns dos outros, acreditamos que o carinho pode acontecer de várias formas, até mesmo com bilhetinho ou uma ligação telefônica. Em 15 dias, realizamos 166 chamadas e entregamos 78 mensagens. Estamos muito felizes com a receptividade dos familiares e os benefícios dessa ação para os nossos pacientes. São muitas histórias emocionantes, com pessoas de outras cidades e até de outros países.”

É o caso de Isabel dos Santos (87 anos), que conversou ao mesmo tempo com as duas filhas e netos que moram nos EUA para contar que estava recebendo alta hospitalar. “Tem 25 anos que não vejo a minha filha Márcia e estou muito feliz por conseguir matar um pouco da saudade. Esse projeto é a melhor demonstração de amor ao próximo. É maravilhoso ver minha família e poder contar que estou bem. Obrigada pela consideração e cuidado.”

Quem quiser participar pode enviar uma mensagem para os pacientes, acessando  www.santacasabh.org.br/mensagens. É possível agendar também uma videochamada pelos telefones (31) 3238-8731 e (31) 98323-7850 (WhatsApp do SAC) ou por e-mail  sac@santacasabh.org.br.