Prevenção contra o câncer da pele

01/12/2017

     

O sol é seu amigo, mas até certo ponto.  A exposição em excesso é a principal causa do câncer da pele, que é o de maior incidência no país. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dezembro Laranja, mês de prevenção da doença, e a Santa Casa BH abraça esta causa.

O lançamento oficial da campanha, que traz o tema “Se exponha, mas não se queime”, aconteceu no dia 30 de novembro no Rio de Janeiro e a Santa Casa de Belo Horizonte (SCBH) realiza mutirão de atendimento amanhã, dia 2 de dezembro, dia do Mutirão Nacional de Atendimento, Prevenção e Combate ao Câncer de Pele.

Na 18ª edição, o exame preventivo gratuito será realizado em 130 postos de atendimento em todo o Brasil.

“Vamos reforçar a importância da proteção diária para prevenção e alertar que a identificação precoce do câncer de pele aumenta as chances de cura e evita danos e mutilações mais profundas”, informa Sérgio Palma, vice-presidente da SBD.

A campanha “Se exponha, mas não se queime” conscientiza e educa as pessoas sobre os riscos do câncer da pele pela exposição excessiva ao sol sem proteção. Ademais, ensina outros cuidados contra a radiação ultravioleta além do filtro solar, especialmente para aqueles que trabalham sob o sol ou ao ar livre.

“Queremos divulgar para a grande população o conjunto de atitudes essenciais para que a exposição prolongada não traga problemas de saúde, prevenindo-se contra o câncer de pele”, diz José Antônio Sanches, presidente da SBD.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 176 mil novos casos de câncer da pele surgem no Brasil todos os anos. Esse alto índice levou a Sociedade Brasileira de Dermatologia ao movimento do Dezembro Laranja que, pela primeira vez desde 2014, se estenderá por todo o verão, com diferentes ações na internet, ruas, praias e parques. Ele foi implantado em 1999 e nos 17 anos de existência já atendeu quase 600 mil pessoas em diferentes regiões brasileiras.

Acompanhe as redes sociais oficias da Santa Casa BH durante todo o mês para mais informações sobre o câncer da pele e cuidados necessários à prevenção. Cuide-se!