Santa Casa BHSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHCEMIGAP


Planejamento estratégico

03/03/2017

     
O setor de Planejamento e Tecnologia da Informação do Grupo Santa Casa BH realizou, nos dias 9 e 10 de fevereiro, o ‘I Seminário de Planejamento Estratégico da Funerária Santa Casa BH’ (foto) para planejar as ações futuras da unidade. O encontro aconteceu no Automóvel Clube de Minas Gerais e reuniu dirigentes, gerentes corporativos, coordenadores e supervisores da Funerária SCBH.
 
Durante o evento, o provedor da Santa Casa BH, Saulo Coelho, enalteceu o trabalho da unidade: “há muitas décadas a funerária é importante no atendimento à população de Belo Horizonte. Temos um serviço de qualidade, mas sempre podemos melhorar”. Já o superintendente de Suporte à Saúde, Carlos Eloy Guimarães, destacou a importância do seminário como ponto de partida para a evolução do negócio: “estamos aqui reunidos para propor ações e inovações em todos os setores da funerária, resultando em um planejamento eficiente que promova o crescimento operacional e financeiro da unidade”.
 
No primeiro dia, o economista e consultor empresarial, prof. Brenner Lopes, apresentou conceitos inovadores de planejamento estratégico e vantagem competitiva. Em seguida, foram discutidos a visão panorâmica do mercado funerário no Brasil e o resultado da pesquisa de mercado sobre a Funerária SCBH. Na ocasião, os participantes elaboraram a identidade organizacional da unidade, descrevendo os valores, a missão e visão até 2020. No dia seguinte, foi feita análise do desempenho do serviço funerário e do plano funerário nos últimos anos. Com base em uma matriz que permite analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio (análise SWOT) e no mapa estratégico da instituição, os líderes da funerária elaboraram um plano de gestão, com início em 2017 e conclusão total em dezembro de 2020.
 
Outros encontros serão promovidos neste ano com as unidades de negócio do GSCBH com o objetivo de desdobrar as diretrizes estratégicas e aperfeiçoar o modelo de gestão.
 
Compromisso social - Com 117 anos de funcionamento, a Funerária Santa Casa BH possui a maior infraestrutura do setor em Minas Gerais. Pelo contrato firmado com a Prefeitura de Belo Horizonte, há mais de 70 anos oferece sepultamentos gratuitos para pessoas carentes e indigentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte: em média, de cada 5 sepultamentos realizados pela Funerária nos últimos anos, um foi gratuito.