Santa Casa BHSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHCEMIGAP


Novo ambulatório

07/04/2017

     
A obra de ampliação do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Santa Casa BH está na fase final. Com previsão de inauguração na 1ª quinzena de maio, o setor - que funcionará no segundo andar do Hospital São Lucas - oferecerá atendimento às crianças em tratamento oncológico pelo SUS e saúde suplementar.

A revitalização do espaço foi possível devido à parceria da SCBH, com o Instituto Ronald McDonald, a Casa de Acolhida Padre Eustáquio para Crianças com Câncer (CAPE) e a Fundação Sara Albuquerque Costa. O projeto ‘Reconstruindo o Cuidar’ - realizado com a verba arrecadada na campanha ‘McDia Feliz’ - custeou a reforma de 390 m² de área com o objetivo de atender cerca de 300 crianças, em dias alternados.
 
No dia 8 de março, o presidente da Santa Casa BH, Saulo Coelho, o superintendente Administrativo do HSL, dr. Ivan da Mota Black, funcionários da instituição e representantes da Fundação Sara visitaram as futuras instalações da unidade (foto). Durante o encontro, o presidente Saulo Coelho destacou que, com a ampliação, será possível duplicar o número de atendimentos: “com a valorosa contribuição dos parceiros e da comunidade, inauguraremos um ambulatório com infraestrutura funcional, moderna e centrada na criança com câncer e seus familiares. O novo espaço permitirá também uma melhor adequação da área de recepção, triagem, sala de infusão, consultórios médicos e atendimento multiprofissional”.

 
De acordo com o ‘Diretor Regional Belo Horizonte’ da Fundação Sara, Antônio Marcos Ferreira, o ambiente lúdico e colorido foi projetado para permitir que as crianças se sintam mais confortáveis e alegres nesta fase do tratamento: “estamos felizes por participar desta iniciativa e continuaremos lutando para oferecer o melhor atendimento a elas. Essa é uma causa muito importante que deve receber atenção total das casas de acolhida, dos hospitais, do poder público e da comunidade”.
 
O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da instituição terá 3 consultórios, 1 sala de procedimento, sala de propedêutica de quimioterapia com 20 leitos, Espaço Teen, Espaço Kids, sala administrativa, recepção e consultório de atendimento da equipe multiprofissional. No setor, as crianças receberão toda a assistência necessária no tratamento oncológico, incluindo, consultas, tratamento ambulatorial quimioterápico, pequenos procedimentos e controle de sintomas, além de apoio emocional, social, recreação e assistência de enfermagem.