Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP


Nefrologia Pediátrica reconhecida em Congresso Nacional

02/05/2018

     

A excelência dos serviços oferecidos pela Unidade de Nefrologia Pediátrica da Santa Casa BH (SCBH) obteve importantes reconhecimentos nos últimos dias. Durante o XVIII Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica, realizado em Curitiba entre os dias 28 de abril e 1º de maio, a Clínica recebeu dois prêmios: Menção Honrosa pela formação de Nefrologistas Pediátricos e Melhor Tema Livre apresentado no Congresso.

De acordo com a chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica da SCBH, Dra. Maria Goretti  Moreira Guimarães Penido, a unidade participou do evento apresentando dois Temas Livres e um pôster. Foi premiado como melhor tema livre do Congresso o trabalho sobre os transplantes renais pediátricos realizados na SCBH. “A escolha foi feita pela Comissão Científica do Congresso. Foi muito gratificante, pois temos muitos anos de Nefrologia Pediátrica com todo suporte da Santa Casa BH. Estamos aqui há muito tempo, trabalhando, construindo esse serviço e, nos últimos anos, o Ambulatório cresceu muito. Esperamos crescer ainda mais”, afirma.

Para Dra. Maria Goretti, o reconhecimento comprova a excelência do hospital. “O atendimento pelo SUS na Santa Casa não deixa nada a desejar. Temos ótimos profissionais aqui. Gente que produz ciência. É importante lembrar que a instituição não realiza apenas assistência, como também docência”, lembra.

Reconhecimento internacional

Entre os dias 23 e 25 de abril, Dra. Maria Goretti participou, em Buenos Aires, do 7º Congresso Argentino de Nefrologia Pediátrica. O convite para participação no evento foi feito pela Sociedade Argentina de Pediatria (SAP). “Eles conhecem meu trabalho por conta das publicações que fazemos. Realizamos duas conferências. Uma sobre prevenção de doença renal crônica e outra sobre o diagnóstico e tratamento da urolitíase [cálculo renal] nas crianças. Foi um ótimo evento. Grande público e muitas perguntas foram feitas”, destaca.