Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP

Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança

03/05/2018

Dr. Moacir Tibúrcio e parte da equipe da Cirurgia Pediátrica da Santa Casa BH
No próximo sábado, 5 de maio, a Santa Casa BH (SCBH) - maior hospital filantrópico do estado - participa do ‘XII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança’. A iniciativa é da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) e tem como objetivo reduzir as filas de espera por cirurgias pediátricas na rede pública de Saúde do país. Até o momento, a ação - que se repete anualmente desde 2006 e beneficia milhares de crianças e adolescentes - conta com a adesão de 20 serviços, de dez estados e do Distrito Federal. Em Minas Gerais, a SCBH e o Hospital das Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro, de Uberaba, aderiram ao evento.

O mutirão se concentra na realização de cirurgias ambulatoriais eletivas que, na maioria das vezes, não necessita de internação. Os pacientes passam por cirurgias mais simples e de baixa complexidade. A maior parte dos procedimentos consiste em operações de hérnias (umbilicais e inguinais), orquidopexia (para fazer descer o testículo retido na região inguinal, para que possa se desenvolver naturalmente), hipospadia (que corrige a posição anormal da abertura uretral), eliminação de cistos no pescoço (branquial e tireoglosso), endoscopias respiratórias por estenoses de traqueia, traqueorrafias e fimose. “Além de beneficiar diretamente esse grupo de pacientes, ao reduzir as filas de espera nos hospitais do país, especialmente os públicos, os mutirões também favorecem crianças e adolescentes que aguardam pela realização de cirurgias mais complexas, que exigem internação”, ressalta o presidente da CIPE, Dr. João Vicente Bassols.

Recente, levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostra que, desde 2010, foram desativados mais de 33,5 mil leitos do SUS.  A cirurgia pediátrica foi uma das especialidades mais afetadas pelos cortes orçamentários. Daí a importância de mutirões como esse.

Mutirão na Santa Casa BH

A Santa Casa BH é referência em Cirurgia Pediátrica em Minas Gerais. Anualmente, são realizadas cerca de 800 cirurgias infantis. Média de 65 cirurgias mensais. De acordo com o Dr. Moacir Tibúrcio, chefe da Cirurgia Pediátrica da SCBH, a adesão do hospital ao mutirão é importante, principalmente, para pacientes que estão aguardando há mais tempo, pois a fila de espera do SUS é grande. Na Santa Casa BH, a ação é realizada somente com pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de BH. “Atualmente, contamos com uma equipe altamente capacitada, composta por 11 cirurgiões pediátricos. Há anos participamos do mutirão da CIPE. Com essa ação, esperamos beneficiar 14 pacientes”, conta.