Mestrado Profissional em Educação em Diabetes

00/00/0000

O Grupo Santa Casa BH, por meio de seu Instituto de Ensino e Pesquisa, obteve o reconhecimento do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes, com nota 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes/MEC, em outubro de 2011. Trata-se do primeiro mestrado do país voltado para educação em diabetes, com o objetivo primordial de capacitar profissionais de saúde como “Educadores em Diabetes”.

Este mestrado é vinculado a Clínica de Endocrinologia da Santa Casa BH que possui ambulatórios setorizados na área de diabetes (Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2, Diabetes gestacional, Diabetes pós-transplante e Pé diabético), onde são realizadas aulas práticas. O serviço conta ainda com programas de residência médica  e especialização. A clínica também oferece atendimento com equipe interdisciplinar, com foco na educação em diabetes.

O Mestrado Profissional prioriza os aspectos mercadológicos, com enfoque mais prático em discussões baseadas na vivência cotidiana. Um dos pilares dessa modalidade é estimular o aluno para trazer, do seu trabalho, experiências que contribuam com a sua qualificação.

Área de atuação

O educador em diabetes é o profissional da área de saúde, que a despeito da sua formação acadêmica e através de treinamento de habilidades, é capaz de atender e educar o diabético em todas as áreas envolvidas no tratamento interdisciplinar, capacitando pacientes e familiares nos cuidados diários e no alcance das metas de bom controle glicêmico. Com isso, há redução nas complicações crônicas da doença e nos gastos na área de saúde, tanto hospitalares, quanto em relação a afastamento temporário ou permanente do trabalho, gerado pela alta taxa de incapacidade física proveniente de complicações.

Público-alvo

Profissionais da área de saúde que procuram ampliar seus conhecimentos e habilidades práticas em seu campo de atuação: nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos entre outros.

Teórica-prática: 315 horas/aula (21 créditos); 19 obrigatórias; 2 optativas.
Prática: 45 horas/aula

Investimento*
24 parcelas de R$ 2.140,57

*Consulte a possibilidade e a disponibilidade de bolsas de estudos com a equipe do IEP SCBH.

Dra. Janice Sepúlveda Reis
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6610232891794536

PROJETO DIABETES NAS ESCOLAS

Pioneira na formação de profissionais para educação em diabetes, a Santa Casa BH deu outro passo importante para ampliar o alcance deste serviço. Em julho de 2016, foram oficialmente iniciadas as atividades do ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas’ (CRDE) - que integra o Centro de Diabetes da instituição.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

INSCRIÇÕES - FLUXO CONTÍNUO

1º passo: faça a inscrição no link acima.
2º passo: o processo de seleção será agendado e realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH. Aguarde o contato do IEP e o agendamento com o orientador.
3º passo: o estudante deverá, juntamente com um dos pesquisadores do programa, escrever um resumo do projeto de pesquisa e obter uma carta de aceite de orientação). Sem o projeto e sem a carta de aceite o processo é interrompido.

A seleção se baseará nas seguintes etapas:

1ª ETAPA
- ANÁLISE DE CURRÍCULO E PROVA DE INGLÊS

Na data da prova de inglês (a ser divulgada posteriormente via e-mail), você deverá apresentar as seguintes documentações, em um envelope devidamente identificado com come completo e curso pretendido:

1. Currículo, preferencialmente Lattes (atualizado e impresso)
2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição
3. Carta de aceite (assinada pelo orientador/coordenador)
4. Formulário de resumo do projeto (assinada pelo orientador/coordenador)
5. Certificado de proficiência (se houver, deve apresentar cópia autenticada). Este lhe isenta da necessidade de realizar a prova de inglês.

Na prova de inglês, o candidato poderá usar o dicionário e terá 2h para realizá-la, presencialmente, no Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH (Rua Domingos Vieira, 590 - Santa Efigênia). Para que o candidato seja aprovado para a 2ª etapa, é necessário o mínimo de 60% de aproveitamento; tendo este caráter eliminatório.
O candidato receberá o resultado e a data para realização da 2ª etapa via e-mail.

2ª ETAPA
- ENTREVISTA COM A BANCA
O resultado final será divulgado por e-mail no prazo máximo de 7 (sete) dias úteis.

Faça o download dos documentos abaixo e preencha com o orientador:

PORTAL DE PERIÓDICOS - CAPES

O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de milhares de revistas internacionais, nacionais e estrangeiras. Clique no link abaixo para acessar:

Telefones: (31) 3238. 8838 ou (31) 3238. 8674
Endereço Rua Domingos Vieira, 590 - Santa Efigênia - Belo Horizonte.