Mestrado Profissional em Educação em Diabetes

00/00/0000

     
  

O Grupo Santa Casa BH, por meio de seu Instituto de Ensino e Pesquisa, obteve o reconhecimento do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes, com nota 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes/MEC, em outubro de 2011. Trata-se do primeiro mestrado do país voltado para educação em diabetes, com o objetivo primordial de capacitar profissionais de saúde como “Educadores em Diabetes”.
 
Este mestrado é vinculado a Clínica de Endocrinologia da Santa Casa BH que possui ambulatórios setorizados na área de diabetes (Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2, Diabetes gestacional, Diabetes pós-transplante e Pé diabético), onde são realizadas aulas práticas. O serviço conta ainda com programas de residência médica  e especialização. A clínica também oferece atendimento com equipe interdisciplinar, com foco na educação em diabetes.
 
O Mestrado Profissional prioriza os aspectos mercadológicos, com enfoque mais prático em discussões baseadas na vivência cotidiana. Um dos pilares dessa modalidade é estimular o aluno para trazer, do seu trabalho, experiências que contribuam com a sua qualificação. 
 
Área de atuação
 
O educador em diabetes é o profissional da área de saúde, que a despeito da sua formação acadêmica e através de treinamento de habilidades, é capaz de atender e educar o diabético em todas as áreas envolvidas no tratamento interdisciplinar, capacitando pacientes e familiares nos cuidados diários e no alcance das metas de bom controle glicêmico. Com isso, há redução nas complicações crônicas da doença e nos gastos na área de saúde, tanto hospitalares, quanto em relação a afastamento temporário ou permanente do trabalho, gerado pela alta taxa de incapacidade física proveniente de complicações.
 
Público-alvo
 
Profissionais da área de saúde que procuram ampliar seus conhecimentos e habilidades práticas em seu campo de atuação: nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos entre outros.
 
Carga horária
 
Teórica-prática: 315 horas/aula (21 créditos); 19 obrigatórias; 2 optativas. 
Prática: 45 horas/aula
 
Duração
24 meses
 
Investimento*
24 parcelas de R$ 2.140,57

*Consulte a possibilidade e a disponibilidade de bolsas de estudos com a equipe do IEP SCBH.


Coordenação
 
Dra. Janice Sepúlveda Reis 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6610232891794536

SAIBA MAIS
 

    

    

 


PROJETO DIABETES NAS ESCOLAS

Pioneira na formação de profissionais para educação em diabetes, a Santa Casa BH deu outro passo importante para ampliar o alcance deste serviço. Em julho de 2016, foram oficialmente iniciadas as atividades do ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas’ (CRDE) - que integra o Centro de Diabetes da instituição.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto. 


INSCRIÇÕES - FLUXO CONTÍNUO



1º passo: faça a inscrição no link acima.
2º passo: o processo de seleção será agendado e realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH. Aguarde o contato do IEP e o agendamento com o orientador.
3º passo: o estudante deverá, juntamente com um dos pesquisadores do programa, escrever um resumo do projeto de pesquisa e obter uma carta de aceite de orientação). Sem o projeto e sem a carta de aceite o processo é interrompido.
 
A seleção se baseará nas seguintes etapas:
 
1ª ETAPA 
- ANÁLISE DE CURRÍCULO E PROVA DE INGLÊS 

Na data da prova de inglês (a ser divulgada posteriormente via e-mail), você deverá apresentar as seguintes documentações, em um envelope devidamente identificado com come completo e curso pretendido:
 
1. Currículo, preferencialmente Lattes (atualizado e impresso) 
2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição 
3. Carta de aceite (assinada pelo orientador/coordenador) 
4. Formulário de resumo do projeto (assinada pelo orientador/coordenador) 
5. Certificado de proficiência (se houver, deve apresentar cópia autenticada). Este lhe isenta da necessidade de realizar a prova de inglês. 

Na prova de inglês, o candidato poderá usar o dicionário e terá 2h para realizá-la, presencialmente, no Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH (Rua Domingos Vieira, 590 - Santa Efigênia). Para que o candidato seja aprovado para a 2ª etapa, é necessário o mínimo de 60% de aproveitamento; tendo este caráter eliminatório. 
O candidato receberá o resultado e a data para realização da 2ª etapa via e-mail. 
 
2ª ETAPA 
- ENTREVISTA COM A BANCA
O resultado final será divulgado por e-mail no prazo máximo de 7 (sete) dias úteis.

DOCUMENTOS
Faça o download dos documentos abaixo e preencha com o orientador:



PORTAL DE PERIÓDICOS - CAPES
 
O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de milhares de revistas internacionais, nacionais e estrangeiras. Clique no link abaixo para acessar:


CONTATO
 
Telefones: (31) 3238. 8838 ou (31) 3238. 8674
Endereço Rua Domingos Vieira, 590 - Santa Efigênia - Belo Horizonte.