Luta contra o câncer

17/12/2018

     

Chefe honorário da Clínica Coloproctológica da SCBH, o professor do Mestrado e Doutorado em Medicina e Biomedicina da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa, Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, lançou, em 14/12, o livro ‘Câncer no reto: meu paciente e eu’, que aborda a luta de seus pacientes contra o câncer, do ponto de vista médico, literário, psicológico e filosófico.  

Preservando a identidade dos pacientes, o livro traz as histórias de 10 pessoas submetidas a cirurgias para retirada de tumores no reto, entre os anos de 1968 e 1978, quando havia poucos recursos e tratamentos. “Eram cirurgias grandes, que resultavam em muitas sequelas. Na época, não tínhamos como responder a essas exigências para compensar ou reduzir as sequelas. Isso nos levou para ciclos psicanalíticos, para a Escola Brasileira de Psicanálise, para grupos Ballint [grupos de médicos generalistas que discutem as suas experiências com pacientes, objetivando desenvolver uma psicoterapia médica e a compreensão da relação médico-paciente]”, explica. A obra também destaca a evolução do tratamento cirúrgico nas últimas décadas.

Como adquirir

O livro do Dr. Geraldo Magela é destinado ao grande público. A obra foi patrocinada Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - e os direitos autorais passados à Academia Mineira de Medicina, que vende os exemplares em sua sede, no prédio da Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161, Centro, BH-MG). Informações: (31) 3273-3287 – falar com Denise.