ISO 9001

09/03/2016

     
Dando continuidade aos processos de certificação das unidades do Grupo Santa Casa BH, a Funerária SCBH recebeu no mês de fevereiro o certificado da Norma ISO 9001:2008 do Sistema de Gestão da Qualidade homologado pelo INMETRO - órgão de acreditação nacional. A unidade - primeira do seu segmento a obter a certificação em Minas Gerais - possui a maior infraestrutura do setor na Capital mineira e oferece serviço funerário completo.

O resultado da auditoria validou a excelência dos atendimentos e a qualidade da organização dos serviços prestados pela unidade. Além da Funerária SCBH, outras unidades do Grupo Santa Casa BH - Hospital São Lucas e o Centro de Especialidades Médicas SCBH - também foram recentemente certificados.
 
Durante a auditoria de certificação - realizada pela Det Norske Veritas Certificadora (DNV) - os auditores destacaram diversos pontos positivos da unidade: desenvolvimento de planejamento estratégico, programas de capacitação para funcionários, e métodos de avaliação em programa de gestão de recursos humanos.
 
Para o superintendente adjunto de Suporte à Saúde do GSCBH, Carlos Eloy Guimarães, a conquista comprova a evolução da melhoria contínua dos produtos, dos atendimentos e dos processos internos da Funerária SCBH: “aceitamos o desafio da certificação e fomos vitoriosos, pois confiamos no potencial da equipe e nos bons resultados operacionais da unidade. A análise feita pela DNV foi muito profunda. Suas recomendações foram pertinentes e vão colaborar para aprimorarmos ainda mais o nível dos serviços ofertados que, segundo nossas pesquisas de satisfação, já éplenamente reconhecido pelos nossos clientes”.
 
De acordo com o gerente da Funerária SCBH, Jefferson Florêncio, a certificação valida a qualidade do serviço oferecido pela unidade: “fomos a primeira funerária do Estado a conquistar essa certificação e estamos muito orgulhosos da nossa capacidade. Daremos prosseguimento ao processo de qualidade com afinco, sempre em busca do desempenho sustentável do negócio”.
 
Segundo a gerente do setor de Qualidade do GSCBH, Juliana Teixeira, o resultado destaca o esforço e o comprometimento dos profissionais envolvidos nos processos de melhoria: “todos estão construindo uma história de sucesso que ainda terá novas etapas e desafios. Para obter um sistema de gerenciamento certificado, foi necessário envolvimento da equipe, adequação das instalações físicas e dos processos internos e postura transparente da unidade, comprovando a qualidade do serviço prestado”.
 
TRADIÇÃO
 
Fundada em 1900, a Funerária SCBH conta com planos  funerários com coberturas diferenciadas e preços acessíveis. Serviços de flora, com produção de coroas de flores e arranjos, são oferecidos presencialmente na funerária ou pela internet (funerariasantacasabh.com.br). 

Mensalmente, a unidade também realiza cursos de tanatopraxia (preparação de corpos) para capacitar profissionais do setor funerário de todo País. Em 2015, a Funerária SCBH realizou cerca de 6.000 sepultamentos, sendo 1.071 gratuitos para pessoas carentes e indigentes. Há 71 anos foi firmado contrato entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Santa Casa BH para realização deste serviço que é oferecido até hoje com exclusividade.