Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP


III Seminário de Boas Práticas em Segurança do Paciente Santa Casa BH

08/10/2018

     
A Santa Casa BH promove, nos dias 29 e 30 de novembro, o III Seminário de Boas Práticas em Segurança do Paciente da Santa Casa BH. 
 
O evento tem o objetivo de valorizar as boas práticas para a Segurança do Paciente, bem como promover o registro, o debate e o compartilhamento de experiências positivas, gerando aprendizados e melhorias replicáveis na instituição e contribuindo também para o fortalecimento da melhoria dos cuidados prestados aos pacientes. 

PÚBLICOS 
 
Interno: são convidados como autores de práticas e ouvintes todos os profissionais pertencentes aos setores do Grupo Santa Casa BH.
Externo: profissionais de Saúde que atuam na área ou não, estudantes, residentes, entre outros.

INSCRIÇÕES

Público externo: As inscrições para o público externo devem ser realizadas via SYMPLA, entre os dias 10 de outubro e 19 de novembro. A taxa é R$50,00. Inscreva-se!
 
Público interno: O funcionário interessado deverá procurar sua gerência imediata a partir do dia 8 de outubro. Os autores de prática deverão submeter o trabalho até o dia 30 de outubro. Após a inscrição, será encaminhado o comprovante para o e-mail do inscrito. Inscreva-se! 

EDITAL, PROGRAMAÇÃO E RESULTADOS



AGUARDE A PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA



AGUARDE O RESULTADO - TRABALHOS APROVADOS E PROGRAMAÇÃO FINAL

 

SEGURANÇA DO PACIENTE

No Brasil, o marco regulatório da segurança do paciente correspondeu à publicação da portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Este tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Com esta portaria, teve-se a definição de segurança do paciente como a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. 
 
Para fortalecer esta portaria publicada, foi promulgada em 25 de julho de 2013 a Resolução da Diretoria Colegiada nº 36 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que tem como objetivo instituir e apresentar quais as ações devem de ser utilizadas na promoção da segurança do paciente. Para apoiar e promover essas ações devem ser criados nos serviços de saúde a instância do Núcleo de Segurança do Paciente. 

O Núcleo de Segurança do Paciente do Grupo Santa Casa BH, instituído em maio de 2014, foi desmembrado no final de 2015 em Núcleos Setoriais: Hospital São Lucas, Hospital Santa Casa, Ambulatorial - este último abrangendo a Unidade Ambulatorial Oncológica, a Unidade Ambulatorial Oftalmológica, a Nefrologia Ambulatorial e o Centro de Especialidades Médicas. Uma nova reestruturação acontece em Junho de 2017. São criados o Núcleo de segurança do Paciente do Centro de Especialidades Médicas e o Núcleo de Segurança Gestor, com uma visão estratégica para discussões e condução frente às legislações vigentes. O objetivo deste Núcleo Gestor é gerenciar as ações dos Núcleos Setoriais, apoiando e implementando junto a estes, as ações de segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde do Grupo Santa Casa BH.


INFORMAÇÕES
 
nucleodeseguranca@santacasabh.org.br