Santa Casa BHSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHCEMIGAP

II Seminário de Boas Práticas em Segurança do Paciente Santa Casa BH

10/10/2017

A Santa Casa BH promove, no dia 14 dezembro (das 8 às 17 horas), o II Seminário de Boas Práticas em Segurança do Paciente da Santa Casa BH.

O evento tem o objetivo de valorizar as boas práticas para a Segurança do Paciente, bem como promover o registro, o debate e o compartilhamento de experiências positivas, gerando aprendizados e melhorias replicáveis na instituição e contribuindo também para o fortalecimento da melhoria dos cuidados prestados aos pacientes.

Serão selecionadas até 20 práticas para apresentação, sendo 08 para apresentação oral e 12 para apresentação em pôster, estas receberão o certificado de melhores práticas.

PÚBLICOS

AUTORES DAS PRÁTICAS: como autores de práticas, serão permitidas inscrições de profissionais que atuam nos setores pertencentes ao Grupo Santa Casa BH, abrangendo também os estudantes de graduação (com estágio obrigatório e não obrigatório realizados nas dependências do Grupo Santa Casa BH), residência e especialização médica, residência multiprofissional, pós-graduação da área da saúde, mestrado profissional/acadêmico e doutorado - pertencente ao Grupo Santa Casa BH.

OUVINTES: são convidados como ouvintes todos os outros profissionais não autores de práticas, pertencentes aos setores de todo o Grupo Santa Casa BH.

INSCRIÇÕES

As inscrições de autores/ouvintes serão realizadas via INTERNET, no período do dia 10/10/2017 até às 23 horas e 59 minutos do dia 27/10/2017 (horário de Brasília).

Inscreva-se - Categoria ouvinte

EDITAL, PROGRAMAÇÃO E RESULTADOS

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

RESULTADO - TRABALHOS APROVADOS

INVESTIMENTO

Para os AUTORES DAS PRÁTICAS que serão inscritas e selecionadas para a apresentação, a efetivação da inscrição é GRATUITA.

Para os OUVINTES, a inscrição será efetivada mediante a entrega de donativos (conforme tabela abaixo) até 5 dias úteis após a inscrição no portal:

PRODUTO

QUANTIDADE

Shampoo - adulto

Condicionador - adulto

Sabonete líquido - adulto

2 unidades

Fralda descartável adulto (tamanho: P, M e G)

1 pacote

Os produtos deverão ser entregues no endereço - Rua Álvares Maciel, 615 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG - 30150-250, setor “Gerência da Qualidade”, no horário das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, mediante a apresentação do comprovante de inscrição, conforme edital.

SEGURANÇA DO PACIENTE

No Brasil, o marco regulatório da segurança do paciente correspondeu à publicação da portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Este tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Com esta portaria, teve-se a definição de segurança do paciente como a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

Para fortalecer esta portaria publicada, foi promulgada em 25 de julho de 2013 a Resolução da Diretoria Colegiada nº 36 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que tem como objetivo instituir e apresentar quais as ações devem de ser utilizadas na promoção da segurança do paciente. Para apoiar e promover essas ações devem ser criados nos serviços de saúde a instância do Núcleo de Segurança do Paciente.

O Núcleo de Segurança do Paciente do Grupo Santa Casa BH, instituído em maio de 2014, foi desmembrado no final de 2015 em Núcleos Setoriais: Hospital São Lucas, Hospital Santa Casa, Ambulatorial - este último abrangendo a Unidade Ambulatorial Oncológica, a Unidade Ambulatorial Oftalmológica, a Nefrologia Ambulatorial e o Centro de Especialidades Médicas. Uma nova reestruturação acontece em Junho de 2017. São criados o Núcleo de segurança do Paciente do Centro de Especialidades Médicas e o Núcleo de Segurança Gestor, com uma visão estratégica para discussões e condução frente às legislações vigentes. O objetivo deste Núcleo Gestor é gerenciar as ações dos Núcleos Setoriais, apoiando e implementando junto a estes, as ações de segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde do Grupo Santa Casa BH.

nucleodeseguranca@santacasabh.org.br