Grupo para orientação de gestantes

14/08/2018

     

As gestantes de alto risco que fazem pré-natal no Centro de Especialidades Médicas têm a oportunidade de participar, todas as semanas, de um grupo para discutir assuntos relacionados à gestação e maternidade. Os encontros são realizados nas segundas, terças e quartas-feiras, antes das consultas. Entre os temas discutidos: orientações sobre aleitamento materno exclusivo, mudanças emocionais e físicas motivadas pela gravidez, tipos e planos de parto, além de informações sobre cuidados com o recém-nascido.

De acordo com a enfermeira Patrícia Aparecida de Jesus, responsável pelo grupo, os encontros resultam em transformações importantes na vida de cada participante. “Percebemos uma mudança na autoestima e confiança das gestantes que participam do grupo. Muitas chegam tímidas e preocupadas por conta da gravidez de risco e, ao saberem mais sobre a importância da dieta e dos cuidados com o corpo e com o bebê, se estimulam e se empoderam. Há melhoria na forma como elas vivenciam a gravidez”, explica.

A gestante Fabíola Lopes comprova: “adoro participar do grupo. Tiro muitas dúvidas sobre a maternidade, os cuidados com as mamas e a alimentação durante a gravidez. Sempre que venho para as consultas, tento participar. Bacana a iniciativa”.

As participantes do grupo também ganham a Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde, com orientações sobre a gestação e os direitos das mulheres e da criança.