Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP


Estrutura e Equipe

     
Estrutura
 
O Núcleo de Pesquisa Clínica da Santa Casa de Belo Horizonte (NPC) tem como objetivo a prestação de serviços de saúde na condução de pesquisas clínicas nas dependências da instituição para a promoção e desenvolvimento da qualidade de vida e satisfação das pessoas por meio de projetos/estudos conduzidos com ética, segurança e qualidade.
 
- Escritório para oferecer apoio aos Patrocinadores, Centros de Pesquisa e Pesquisadores no âmbito regulatório, jurídico e financeiro dos estudos/projetos.
- Ambulatório nas dependências da Santa Casa de Belo Horizonte.
- Consultórios médicos devidamente equipados para atendimento exclusivo aos pacientes da pesquisa.
- Laboratório para processamento de amostras biológicas, com capela de fluxo laminar, centrífuga refrigerada, freezer -20°C e -70°C.
- Farmácia para armazenamento das medicações com temperatura controlada.
- Sala bem equipada para coleta.
- Sala exclusiva para a realização de Eletrocardiograma ECG.
- Sala de monitoria com internet de banda larga com acesso restrito.
- Setor informatizado de registro e banco de dados.
- Arquivos próprios, devidamente identificados e restritos para o armazenamento de documentações.
 
Equipe
 
Os centros de pesquisa contam com um corpo clínico de excelência atuante em diversas especialidades  com vasta experiência na condução de estudos clínicos. 
 
A equipe é formada por profissionais multidisciplinares (farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, advogados e administradores) altamente qualificados em Pesquisa Clínica com grande experiência na legislação, GCP e IATA. 
 
Outros setores envolvidos na Pesquisa Cínica
 
Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) possui registro na CONEP desde 1997, sendo um dos primeiros Comitês de Ética do País, eficiente nos processos de submissão, acompanhamento e resposta junto aos órgãos competentes.
 
Assessoria Jurídica com expertise em pesquisa clínica e especialização na área da saúde para análise contratual, esclarecimento de dúvidas e segurança jurídica.
 
Setores Administrativo e Financeiro responsável por analisar a viabilidade do estudo e ser suporte para  Patrocinadores, Centros de Pesquisa e Pesquisadores.