Endocrinologista toma posse na Academia Mineira de Medicina

11/07/2018

     
Médico da Santa Casa BH desde 1974, Dr. Saulo coordena a Residência em Endocrinologia há cerca de quatro anos.

Tomou posse na cadeira nº 75 da Academia Mineira de Medicina (AMMG), o endocrinologista da Santa Casa BH, Dr. Saulo Cavalcanti. A solenidade foi realizada em 29 de junho. Médico da instituição desde 1974, Dr. Saulo coordena a Residência em Endocrinologia há cerca de quatro anos. Para admissão na AMMG, submeteu o trabalho “Pré-diabetes: um estado metabólico, de alto risco cardiovascular”. No artigo, o médico defende o diagnóstico precoce e o tratamento da doença para evitar complicações. “O diabetes tipo 2, em sua fase inicial, é chamado ‘pré-diabetes’. Neste período, pode aumentar as chances de morbidade e a mortalidade”, alerta. 

Dr. Saulo Cavalcanti tem como paraninfo na Academia Mineira de Medicina o cirurgião plástico Carlos Eduardo Leão. “Há muitos anos admiro o dignificante trabalho realizado pelos membros da Academia, assim como o alto nível científico e ético das ações por eles realizadas. Estou honrado em assumir este lugar”, afirma.

O médico José Argemiro de Moura, natural de Dores de Indaiá e formado na primeira turma de Medicina da UFMG, é o patrono da cadeira assumida pelo endocrinologista. O primeiro ocupante do assento nº 75 foi o neurocirurgião Moacyr José Bernardes. O último ocupante da cadeira foi o Dr. Antônio Rodrigues Ferreira, que também foi endocrinologista da Santa Casa BH.