Santa Casa BHSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHCEMIGAP

Santa Casa BH comemora Dia do Médico

18/10/2017

O Dia do Médico, em 18 de outubro, foi comemorado com muitas homenagens, na Santa Casa BH (SCBH). O primeiro ato, na Cooperativa dos Médicos da Santa Casa (Santacoop BH), com inauguração, na galeria dos ex-presidentes da entidade, do retrato do Dr. Miguel Ângelo Pinto Farage, na instituição há quase 30 anos.

Às 9h foi servido um café da manhã, no Espaço de Convivência Maurício Gorle. Em seguida, na capela da Santa Casa, foi celebrada Missa em Ação de Graças.

As comemorações tiveram continuidade no Salão Nobre. Quatro médicos receberam homenagens: doutores Gervásio Teles Cardoso de Carvalho e Guilherme Freire Garcia (reconhecimento da Diretoria Clínica); e os doutores Antônio Vieira Machado e Miguel Ângelo Pinto Farage (pela Santacoop BH).

Os doutores Nereu de Almeida Junior e Jair Ferreira de Toledo receberam a Medalha Hugo Werneck, em reconhecimento por seu trabalho na instituição. “Sinto-me muito honrado em estar aqui hoje, com meus colegas de profissão. Ainda mais em companhia do Dr. Nereu, que foi meu preceptor”, lembrou Dr. Jair, que se tornou centenário em agosto.

Visivelmente emocionado, dr. Nereu (que completou 100 anos em junho) teve mais uma homenagem, com o lançamento do livro: “Nereu de Almeida Junior – O Homem e a Medicina”, do jornalista e membro da Academia Mineira de Letras, Manoel Hygino dos Santos. “Ele [Dr. Nereu] está muito feliz, satisfeito e emocionado, com estas homenagens”, afirmou Aída Campos de Almeida, filha do médico.

A diretora de Defesa Profissional do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Dra. Ilma Patrícia Machado, que participou da solenidade, disse se sentir honrada. “A Santa Casa presta um grande serviço à medicina em Belo Horizonte. 30% das internações do SUS em Minas Gerais ocorrem aqui. Com todo o prejuízo que leva com as internações, o hospital mantém serviço de qualidade e forma profissionais. Então, é um prazer comemorar essa data aqui”, ressaltou.

Durante os atos, também usaram da palavra o provedor, dr. Saulo Levindo Coelho, o diretor clínico, dr. Flávio Mendonça Andrade da Silva, o vice-diretor clínico do Hospital São Lucas, dr. Kleber Costa de Castro Pires, o representante do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, dr. Hermann Tiesenhausen, o diretor financeiro da Santacoop BH, dr. Mailton Santiago Dutra,  e o chefe honorário da Cirurgia Geral, dr. Calil Fouad Nicolau Cury. Todos enalteceram a Missão da Santa Casa e seus profissionais, e a dedicação dos homenageados à Medicina.