Santa Casa BHSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHCEMIGAP


Colaboradores da SCBH fazem capacitação em embarque e desembarque de pacientes em ambulância

19/07/2017

     
Na manhã da última quarta-feira (19), colaboradores da Santa Casa BH (SCBH) passaram por um treinamento de embarque e desembarque de pacientes em ambulância. A capacitação, ministrada pelo supervisor de apoio logístico, Orlando Rabello, foi realizada no estacionamento da Funerária Santa Casa BH. 
 
O treinamento foi completo, com aulas teóricas e práticas, visando garantir a segurança no momento de embarcar e desembarcar os pacientes. “Na parte prática, a gente faz a adaptação técnica de nossos colaboradores para o manuseio da ambulância. E na parte teórica, nós tratamos do relacionamento interpessoal, já que a ambulância funciona com o trabalho de equipe composta por diversos profissionais. Além disso, existe a questão da legislação de trânsito, que é um pouco diferenciada. Então, abordamos todo o Código Nacional de Trânsito, em especial o Artigo 29, que trata exatamente do deslocamento da ambulância. E temos também a parte de legislação de Portarias do Ministério da Saúde com relação ao atendimento pré-hospitalar que, em caso de urgência ou emergência, permite que o motorista atue como auxiliar da equipe”, explica Orlando Rabello.
 
Durante o treinamento, os colaboradores simularam situações comuns, como a resistência do paciente ao atendimento, sua movimentação na maca e a intervenção de familiares que, por nervosismo, podem, sem querer, prejudicar o atendimento e colocar em risco o paciente.