Carinho português

31/08/2018

     
Diana com dona Ernestina

Durante o mês de agosto, os idosos do Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP) tiveram em suas tardes uma visita muito especial: a estudante portuguesa Diana Mello. Acadêmica do curso de Farmácia, ela aproveitou as férias de verão do Instituto Politécnico do Porto para fazer trabalho voluntário na unidade.

Diana, que tem 20 anos e é filha de brasileiros, conta que seu papel como voluntária foi dar atenção aos idosos. “Cheguei com a intenção de oferecer uma atividade lúdica, ou desenvolver algum projeto na área de culinária, mas percebi que o mais necessário para eles era ter alguém para ouvir. Então fiz isso durante todas as tardes deste mês que estive por aqui. A partir da segunda semana, eles já esperavam minha chegada todos os dias”, explica.

Segundo a estudante, na Europa, é muito comum os universitários trabalharem como voluntários durante as férias. “Existe uma cultura de voluntariado dos jovens durante as férias de verão. Muitos amigos estão esperando que eu conte todos os detalhes sobre essa experiência no IGAP. Acredito que terão interesse em vir nos próximos anos”, afirma.

A voluntária disse que guardará para sempre os momentos vividos no IGAP. “Acho que os idosos contribuíram mais para minha vida do que eu para a deles. Levarei o carinho das pessoas com quem convivi”, destaca.

Além do trabalho voluntário, Diana fez um estágio de um mês na Farmácia da Santa Casa BH. “Foi muito interessante conhecer a rotina de trabalho. Com certeza foi uma ótima experiência. Me chamou a atenção o amor com que os funcionários desenvolvem suas funções”, pontua.