Antes, siamesas. Hoje, gêmeas idênticas!

20/08/2019

     

Entre as comemorações dos 120 anos da Santa Casa, em 2019, foi promovida uma sessão solene para recordar o pioneirismo da instituição no campo da Medicina: cirurgias para separação de gêmeas xifópagas ou siamesas. Em 12 de julho, o cirurgião pediátrico Manoel Firmato de Almeida, ex-chefe da Clínica, fez palestra com exposição de dois casos marcantes entre os de pleno êxito na Santa Casa. Estiveram presentes o atual chefe, dr. Moacir Astolfo Tibúrcio, entre outros médicos e enfermeiras que participaram dos procedimentos; o provedor Saulo Levindo Coelho; as famílias das gêmeas, Flávio e Francilene Caovila (pais de Ana Clara e Ana Flavia) e Emerson Fernandes Costa e Jaqueline Santos, pai e tia, de Vitória e Mariana, respectivamente. Elas eram unidas pelo apêndice xifoide, abdomên, bacia e genitálias, sendo, pois, xifoonfaloisquiópagas. Eram tetras (duas pernas e dois braços cada uma) e nasceram com cinco quilos e 160 gramas, em parto cesário (39 semanas). A cirurgia de separação em 28 de abril de 2007, quando tinham 21 meses, foi realizada pelos cirurgiões pediátricos Manoel Firmato de Almeida e Moacir Astolfo Tibúrcio e suas equipes; os pediatras, dr. Júlio César Amorim Sena  e a dra. Maria Filomena Camilo, do CTI-infantil, do CTI-Infantil.   

Já Ana Flávia e Ana Clara Caovila, gêmeas xifoonfalópas (eram unidas pelo xifoide, abdomên e fígado) se submeteram a cirurgia pelas mesmas equipes, aos oito meses, em 10 de maio de 2008. Hoje as gêmeas levam vidas normais, Ana Clara e Ana Flávia (11 anos), em Monsenhor Paulo, no Sul de Minas, e Vitória e Mariana Santos (14 anos), na capital.      

Mensagem de carinho

Após a participação no evento sobre os casos de separação de gêmeos conjugados, a família de Ana Clara e Ana Flávia enviou uma carta de agradecimento para a equipe da Santa Casa BH. Veja a mensagem.

"Monsenhor Paulo, 16/07/2019

Quero agradecer a todos da equipe da Santa Casa pelo carinho e atenção com a minha família. Somos muito gratos por tudo que vocês fizeram por nós.

Nosso reencontro no dia 12/07 foi muito especial.

Meu muito Obrigado.

Com carinho,

Ana Clara, Ana Flávia, Flávio e Francilene.

Abraços"