Santa Casa BHCEMSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHIGAP

36 anos de dedicação às crianças

07/04/2017

A UTI Pediátrica da Santa Casa BH - a primeira de Minas Gerais - completou 36 anos de atividades no dia 19 de março. Neste período, foram atendidas mais de 22 mil crianças, média de 612 por ano. Somente em 2016, foram 819 pacientes. Para comemorar a data, foi promovida uma confraternização na unidade com apresentação de canções infantis pelo ‘Conjunto da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais’ (foto abaixo), no dia 20, seguido de um café da manhã. O objetivo da ação foi sensibilizar os participantes para a importância do setor e do trabalho desenvolvido há mais de 3 décadas em benefício das crianças, evidenciado pelas fotos colocadas em exposição no local.

Integrada à Unidade de Cuidados Materno-infantis do Grupo Santa Casa BH, a UTI Pediátrica é classifi cada como mista e possui 20 leitos, equipamentos de última geração e equipe multiprofi ssional composta por 27 médicos, 15 enfermeiros, 54 técnicos em enfermagem, 9 fisioterapeutas, 1 psicóloga e 2 assistentes administrativas, 1 nutricionista, 1 pedagoga, 1 assistente social e 1 farmacêutica clínica. Destaca-se também como centro formador de profi ssionais, já que a Santa Casa BH é reconhecida como um dos maiores hospitais-escola do País. Atualmente, a UTI Pediátrica da SCBH é referência estadual no tratamento de patologias cirúrgicas cardiológicas (60% das internações), renais (transplantes), neurológicas e casos oncológicos.

Dr. Manoel Firmato de Almeida, na época chefe da Cirurgia Pediátrica do hospital, idealizou e inaugurou a unidade. Desde então, a coordenação médica da UTI Pediátrica está sob a responsabilidade do dr. Júlio César Amorim Sena. Nos 36 anos que dedicou ao setor, dr. Júlio ressalta que os bons resultados foram possíveis graças ao apoio dos dirigentes da instituição e do compromisso e dedicação dos profissionais envolvidos no atendimento às crianças: “estamos em paz e gratos a Deus pela oportunidade de ser útil”.