CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEM. 2019 - 4 horas - Escola Técnica

FEVEREIRO
 
INJETÁVEIS – PREPARO E ADMINISTRAÇÃO NOVO
Aprimorar o conhecimento teórico e prático do profissional quanto ao preparo, administração, indicações e contraindicações dos fármacos injetáveis. Desenvolver habilidades em relação às técnicas do processo, conforme as diretrizes, visando à segurança do paciente.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem 
16/2 – 8 às 12h (SÁBADO)
4 horas
 
MARÇO
 
TÉCNICAS E PRÁTICAS DE SONDAGEM E CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Oferecer o aperfeiçoamento do conhecimento teórico e prático nas técnicas de sondagens, tipos de sondas nasogástrica, nasoentérica, vesical de alívio e vesical de demora.  Apresentar suas indicações, cuidados, materiais utilizados, gerenciamento de risco assistencial e prevenção dos eventos adversos relacionados, dentro da competência de atuação do profissional. 
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
30/3 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
ABRIL
 
DIABETES, VOCÊ SABE COMO CUIDAR? 
Diferenciar os tipos de diabetes, as manifestações clínicas mais frequentes, as ações preventivas e tratamento. Apresentar os cuidados e orientações de enfermagem, visando à promoção da saúde do paciente portador de diabetes.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
13/4 - 8 às 12h (SÁBADO)
4 horas
 
CUIDADOS COM O PACIENTE PREMATURO
Promover conhecimentos dos conceitos da prematuridade: cronologia da prematuridade, manipulação segura e correta do prematuro, manuseio dos dispositivos invasivos, gerenciamento de riscos assistenciais e prevenção dos eventos adversos, dentro da competência de atuação do profissional. Ressaltar importância do vínculo mãe e filho.
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
27/4 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
MAIO
 
CUIDADOS E ORIENTAÇÃO COM A AMAMENTAÇÃO 
Apresentar a fisiologia da mama, orientando sobre os cuidados e técnicas na amamentação e a importância do aleitamento materno. Promover o olhar assistencial para a mulher que amamenta, os enfrentamentos e as dificuldades encontradas durante a amamentação.
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
11/5 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM HEMODIÁLISE 
 
Qualificar o aluno para prestar cuidados ao cliente portador de Doença Renal Crônica (DRC), em terapia renal substitutiva. Oferecer subsídios teóricos para a realização dos cuidados com fístulas e cateteres de hemodiálise. Orientações para execução de técnicas, visando à segurança e promoção da saúde do paciente dialítico, dentro da competência de cada profissional. Reconhecimento de doenças que podem desencadear a insuficiência renal aguda e DRC.
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem.
25/5 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
JUNHO
 
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA VENTILAÇÃO MECÂNICA 
Capacitar o profissional a reconhecer os aspectos indicativos da ventilação mecânica invasiva e não invasiva, os tipos de ventiladores e modos ventilatórios, os parâmetros para ventilação adequada, as complicações da Ventilação Mecânica Invasiva (VMI). Apresentar a assistência ao paciente, dentro da sua competência de atuação profissional, identificando os possíveis eventos adversos relacionados à VMI.
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
29/6 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
JULHO
 
PRIMEIROS SOCORROS EM HEMORRAGIA, FERIMENTOS E ESTADO DE CHOQUE 
Capacitar na identificação de sinais e sintomas de hemorragia, ferimentos graves e choques, e realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento. Sinalizar sobre as medidas a serem tomadas, evitando o agravo da vítima. 
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
13/7 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
INFORMAÇÕES
(31) 3238-8601 | (31) 3238-8672 | (31) 3238-8704